Marcando o início de uma estratégia de reposicionamento que destaca os atrativos locais para além da Serra do Rio do Rastro, a marca turística de Lauro Müller foi oficialmente apresentada nesta quinta-feira (18). A parceria do Sebrae/SC com a prefeitura do município foca no desenvolvimento econômico por meio do turismo: natureza, serra, bem-estar, lugares calmos e gastronomia com produtos rurais definem a nova identidade.
“A marca resgata bem os elementos essenciais que a gente tem para trabalhar e impulsionar o desenvolvimento econômico de Lauro Müller, ou seja, o turismo de escapismo presente nesses lugares mais calmos e a busca por experiências autênticas”, frisou a gestora de projetos da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.
Nova fase na história turística da cidade
O próximo passo inclui a formatação de produtos turísticos que serão lançados no mercado em junho deste ano, marcando uma nova fase na história turística da cidade. A próxima etapa envolve utilizar e difundir amplamente essa iniciativa, além de qualificar o trade turístico, construir um roteiro e promover o turismo de Lauro Müller no mercado já com um novo visual.
“A marca ficou alegre, conceitual, todos os presentes gostaram. Estamos reposicionados com uma nova e moderna identidade, cheia de significado. O marketing de território é importante para mostrarmos que além de sermos a casa da Serra do Rio do Rastro, também temos muitos outros atrativos”, pontuou a secretária de Turismo de Lauro Müller, Patrícia Pontaldi Breis.
Geração de emprego e renda
Para a prefeita de Lauro Müller, Saionara Bora, o turismo surge como uma promissora fonte de emprego e renda para o município. Por anos, a crença na capacidade do turismo de impulsionar a economia local foi um desafio para os habitantes, apesar da notoriedade internacional da Serra do Rio do Rastro. A perspectiva começou a mudar com a chegada da proposta do Sebrae/SC.
“As pessoas ainda não acreditavam que o turismo pudesse alavancar a economia do município. Então, surgiu a ideia do Sebrae, que veio a calhar com aquilo que a gente pensava: poderíamos sensibilizar as pessoas e os empreendedores que esta seria a saída. Foi um trabalho perfeito”, destacou a prefeita. “A gente espera que Laura Müller seja conhecida com um turismo em que as pessoas são acolhidas em todos os sentidos”, completou.
Estratégia de promoção de Lauro Müller
Na cervejaria Lohn Bier, o evento de lançamento contou com a presença de cerca de 60 pessoas, incluindo empresários, autoridades locais e membros do trade turístico — agentes, empresas e profissionais envolvidos na indústria do turismo. Com isso, o município se prepara para implementar uma estratégia abrangente de promoção, com o objetivo de posicionar Lauro Müller como um destino turístico de destaque na região.
“Entendemos que o turismo é um setor impactante para o desenvolvimento econômico e para a promoção cultural, por isso é importante organizar a cadeia de valor, preparar produtos turísticos para o mercado e integrar a região, tornando-a conhecida e procurada pelos turistas”, salientou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho.
Desenvolvimento por meio do turismo
O Sebrae/SC atua na disponibilização de ferramentas metodológicas para a construção de destinos turísticos em Santa Catarina. A entidade acredita no desenvolvimento por meio do turismo. Na região Sul, algumas cidades em crescimento territorial pela parceria com o Sebrae/SC são: Praia Grande, Timbé do Sul, Morro Grande, Jacinto Machado, Urussanga, Tubarão, Jaguaruna, Imbituba, São Martinho e Lauro Müller.
“É importante sempre entender a particularidade, vocação e identidade dos destinos, para alinhá-los a cada mercado em sua promoção comercial. O Sebrae vem atuando junto a vários municípios, na região Sul de SC, mais de 1, 2 mil empresas vêm recebendo apoio do Sebrae em seus negócios, além de estarem inseridas em produtos turísticos regionalizados”, concluiu o presidente do Conselho Deliberativo.
--
Colaboração: Giovana Bordignon | NZBT Comunicação