Captura de carbono, desenvolvimento de novos produtos e implementação de uma política de incentivo às novas tecnologias que envolvem o carvão mineral. Esses são alguns dos desafios que o engenheiro de minas Fernando Luiz Zancan, reeleito o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM), assim como os diretores, que ficarão nos cargos no período de 2022 a 2024, terão ao longo dos próximos anos junto da indústria carbonífera.
"Estamos determinados em implantar o Programa de Transição Energética Justa em Santa Catarina e criar os mesmos programas para Rio Grande do Sul e Paraná, além de acompanhar os programas montando um plano de desenvolvimento regional focando na implementação de uma indústria de carvão com carbono zero", conta o presidente da ABCM.
Zancan é reeleito em um momento crucial para o carvão, com a aprovação da Lei nº 14.299 no início do ano e que dá início ao processo de Transição Energética Justa. A indústria deverá passar por um processo de descarbonização até 2040. Soluções de captura de carbono e novos produtos através do carvão são alguns dos novos desafios para o presidente da ABCM.
"A ABCM está focada em continuar o seu processo de criação de inteligência na área do carvão, na busca do carbono zero. Vamos manter o olhar nos processos e produtos, tanto na área de energia quanto área química a partir do carvão, incluindo hidrogênio e fertilizantes", afirma Zancan.
RELAÇÃO DOS COMPONENTES DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Membro indicado pelos associados filiados ao Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Carvão (SNIEC): César Weinschenck de Faria
Membro indicado pelos associados filiados ao Sindicato da Indústria de Extração de Carvão de Santa Catarina (SIECESC): Astrid Barato
Membro indicado pelo associado gerador de energia elétrica ENEVA: Lucas de Almeida Ribeiro
Membro indicado pelo associado gerador de energia elétrica Diamante Energia: Jorge Nemr
Membro indicado pelos demais associados: Benony Schmitz Filho
Presidente: Fernando Luiz Zancan
RELAÇÃO DOS COMPONENTES DA DIRETORIA
Presidente: Fernando Luiz Zancan
Vice-Presidente de Mineração: Melvis Barrios Júnior
Vice-Presidente de Energia: vaga em aberto
Vice-Presidente de Desenvolvimento Setorial: Carlos Weinschenck de Faria
Vice-Presidente de Pesquisa e de Inovação Tecnológica: Márcio Zanuz
RELAÇÃO DOS COMPONENTES DO CONSELHO FISCAL
Membro indicado pelos associados: Luis Roberto Lütkemeier
Membro indicado pelos associados: Luiz De Noni
Membro indicado pelos associados: Paulo Eduardo Canalles