A manhã deste sábado, 16, foi de bastante movimento no Centro de Criciúma. Pessoas transitando nas ruas, sentada snos bancos da Praça Nereu Ramos e nas mesas dispostas pelos estabelecimentos de alimentação. O isolamento social da região comercial da maior cidade da Amrec foi substituído pelo uso das máscaras: grande parte, mas nem todas, das pessoas usavam o equipamento de proteção parcial.
Porém, o coronavírus segue na região: números atualizados mostram que foram confirmados 405 casos na Amrec, sendo 9 óbitos. 195 pessoas estão curadas: restam, então, ao menos 201 casos ativos confirmados, sem contar a subnotificação.
A pesquisa realizada pela prefeitura de Criciúma com a Unesc, por exemplo, aponta que até 18 mil pessoas no município podem estar ou ter se contaminado com o coronavírus. Os dados oficiais, no entanto, confirmam apenas 285, com 135 curados e cinco óbitos.
Outras cidades que registraram óbito de Covid-19 na Amrec foram Urussanga, com duas mortes, e Cocal do Sul e Siderópolis, uma morte em cada município.
Içara, segunda maior cidade da região, teve a notificação de 23 casos, sendo 17 já recuperados.