Com 10,8 quilômetros de extensão, a Cooperativa Energética Cocal (Coopercocal) inaugurou a nova linha de transmissão 69kV, na manhã deste sábado (18). A obra, a maior já realizada na história da empresa, interliga a subestação da Eletrosul, em Siderópolis, à subestação da Coopercocal em Cocal do Sul.
De acordo com o presidente da Coopercocal, Altair Lorival de Mélo, a linha de transmissão era um sonho antigo que se tornou realidade. “Era um anseio que tínhamos há muito tempo porque vem trazer mais energia, maior qualidade e um preço mais acessível. Isso é muito importante para o associado e para o consumidor”, destaca.
Ainda, outro benefício é a geração de emprego. “Se você tem energia, as empresas vêm e se instalam no município. Com isso, vai gerar emprego e renda para as famílias. Importante para Cocal do Sul e também para as outras regiões que nós atendemos. Acredito que foi um passo muito grande dado pela Coopercocal e seus administradores”, salienta.
Segundo o engenheiro eletricista responsável pelo projeto, Estefano Luiz Costa, os primeiros estudos começaram em 2019. “É uma linha de transmissão altamente moderna, feita com postes de concreto entre 25 e 40 metros. Os cabos condutores têm uma capacidade corrente e demanda de energia incrível e não vão deixar nenhum consumidor nosso desassistido no futuro. Grandes empresas poderão se mudar para Cocal porque vão estar bem atendidas no quesito energia”, enfatiza.