Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Como está o atendimento em saúde no Rio Maina

Gestor da UBS retruca informações de vereador e aponta a necessidade de atendimentos exclusivos para Covid-19

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 18/08/2020 - 16:51 Atualizado em 18/08/2020 - 16:53
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O vereador Júlio Colombo (PL) levantou na sessão desta segunda-feira, 17, na Câmara, uma série de reclamações contra o atendimento em saúde no distrito do Rio Maina. "Nunca recebi tantas reclamações, de falta de médico, de remédio", comentou. O parlamentar exibiu manifestações de moradores citando problemas quanto à falta de médicos, de acesso à Unidade Básica de Saúde (UBS) e de atendimento da farmácia.

Em resposta, o gestor da UBS até a última sexta-feira, 14, Claison Olivo, procurou a redação do 4oito para referir que "temos mais de 90% de aprovação. Nossa farmácia funciona bem. Antes da pandemia, tinha atendimento de um paciente a cada 15 minutos. Hoje temos agendamento a cada meia hora", destacou. 

Os médicos atendem na UBS do Rio Maina das 8h às 17h, à exceção das segundas, quartas e quintas-feiras, quando há atendimento até as 19h. "De manhã, das 8h às 12h, fica exclusivo para os sintomáticos de coronavírus, com exceção da farmácia, a vacinação e fisioterapia, que funcionam nos dois turnos. Fecha às 12h para higienização e volta às 13h para os demais procedimentos", referiu Olivo.

Ele comentou que a UBS do Rio Maina atende, em média, dez pacientes sintomáticos de Covid-19 por manhã. "Ontem foram 11 atendidos, dois positivados. Hoje, dez atendidos, dois positivados. Na sexta passada, dez atendidos e quatro positivos. Na semana passada teve dias com até cinco positivados", enumerou. "O pessoal reclama do médico, mas o atendimento dos médicos fica exclusivo para Covid pela manhã, até por uma questão de segurança", emendou. 

Sobre a reclamação de que pacientes precisam entregar exames para agentes de Saúde que, por sua vez, os entregam aos médicos, Olivo respondeu que "fazemos trabalho para evitar que as pessoas venham à unidade. Ficamos com os exames, pedimos para a família trazer, passamos para o médico que avalia, se der alteração eles prescrevem e fazem o encaminhamento, tudo isso com objetivo de fazer com que as pessoas não venham na unidade".

A UBS está funcionando em uma estrutura física nova, inaugurada recentemente e que substitui a antiga Policlínica do Rio Maina, que está em obras para abrigar, a partir do ano que vem, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). "Foi construído um novo prédio aqui no Bairro Catarinense para a UBS, perto do Centro de Tratamento Coronavírus. É um prédio novo que conta com toda a equipe da Policlínica e do Wosocris", completou o antigo gestor. "Em julho, a unidade fez 7.317 atendimentos", finalizou.

Tags: coronavírus

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito