Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Como funciona a regra de desempate do Campeonato Brasileiro?

Por Redação Criciúma, SC, 03/04/2025 - 03:43 Atualizado em 03/04/2025 - 15:47
foto: Andre Dantas / Pexels
foto: Andre Dantas / Pexels

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Brasileirão segue, como a maioria dos principais torneios de futebol, um conjunto específico de critérios para desempatar equipes que terminam com a mesma pontuação ao final das 38 rodadas. As regras de desempate do Campeonato Brasileiro são fundamentais até para definir as posições finais na tabela quando necessário.

Quem acompanha, torce e aposta já sabe como funciona, mas não custa nada relembrar. O Brasileirão é disputado no formato de pontos corridos, com 20 clubes jogando em turno e returno, totalizando 38 rodadas. 

A cada vitória, uma equipe soma 3 pontos; em caso de empate, 1 ponto para cada time; e em derrotas, nenhum ponto. Ao final do campeonato, caso duas ou mais equipes terminem com a mesma pontuação, são aplicados critérios de desempate para definir a classificação final.

A ordem dos critérios de desempate no Brasileirão

De acordo com o regulamento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), as regras de desempate no Campeonato Brasileiro seguem a seguinte ordem:

  • Número de vitórias: o primeiro critério é a quantidade de vitórias obtidas ao longo da competição; 
  • Saldo de gols: caso duas equipes tenham o mesmo número de pontos e vitórias, o saldo de gols (gols marcados menos gols sofridos) é o próximo critério;
  • Gols pró (gols marcados): se o empate persistir, considera-se o total de gols marcados pelo time ao longo do campeonato. A equipe com mais gols fica à frente na tabela;
  • Confronto direto: se os critérios anteriores não forem suficientes para definir a posição, o confronto direto entre as equipes empatadas é utilizado. Esse critério só vale quando duas equipes estão empatadas; no caso de mais de dois times, ele não é aplicado diretamente;
  • Menor número de cartões vermelhos: se o empate continuar, a equipe com menos cartões vermelhos ao longo do campeonato tem vantagem. Esse critério busca premiar times mais disciplinados.
  • Menor número de cartões amarelos: caso a igualdade ainda persista, considera-se a quantidade de cartões amarelos recebidos. Novamente, a ideia é valorizar a disciplina em campo;
  • Sorteio: se, depois de todos os critérios acima, as equipes continuarem empatadas, a decisão será feita por meio de um sorteio realizado pela CBF.

Se houver empate entre duas ou mais equipes na primeira posição, os critérios mencionados acima são aplicados para determinar o campeão. 

Desde a implementação dos pontos corridos, nunca foi necessário decidir um título por critérios de desempate, pois sempre houve uma diferença mínima de pontos entre o primeiro e o segundo colocado.

A regra de desempate do Campeonato Brasileiro também é essencial para definir quais times irão para a Libertadores, para a Copa Sul-Americana e quais serão os rebaixados para a Série B.

Em 2013, Fluminense e Criciúma terminaram o Campeonato com 46 pontos, com o time carioca na zona de rebaixamento por ter uma vitória a menos que os catarinenses. A queda, contudo não se concretizou por conta da “virada de mesa” que resultou na ida da Portuguesa à Série B.

Além disso, esses critérios influenciam a maneira como os times jogam. Equipes que estão empatadas na tabela frequentemente buscam marcar mais gols para melhorar seu saldo, enquanto times que têm mais vitórias priorizam segurar resultados em vez de empatar.

Comparação com outras competições

Os critérios de desempate do Brasileirão são semelhantes aos de outras ligas conhecidas por quem faz bet ao redor do mundo, como a Premier League e Bundesliga, que também utilizam vitórias e saldo de gols como critérios primários. No entanto, algumas ligas, como a La Liga, dão mais peso ao confronto direto em relação ao saldo de gols.Ess

as características garantem que as grandes competições de pontos corridos tenham emoção até a última rodada, seja na briga pelo título, por vagas em torneios internacionais ou para evitar o rebaixamento.

A regra de desempate do Campeonato Brasileiro, que é considerado um dos mais competitivos do mundo, é bem estruturada e busca premiar times mais ofensivos, disciplinados e consistentes ao longo da temporada. 
 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito