O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compirc) de Criciúma definiu, em reunião realizada nesta quinta-feira (25), medidas para promover a igualdade racial em ambientes públicos e privados nos próximos meses. "Com os casos de agressões no cenário mundial que estão acontecendo, nós fizemos um requerimento de estar presente em eventos esportivos com faixas em solidariedade a tudo que está ocorrendo no esporte e em todo mundo", comenta a presidente do Compirc de Criciúma, Maria Estela Costa da Silva.
A presidente ressalta, ainda, que os projetos desenvolvidos em Criciúma são referências para os outros municípios e uma das determinações é promover ações de conscientização nas escolas municipais. "O conselho também vai para as escolas conversar com os gestores, professores, com o intuito de conscientizar, pois os crescentes casos de racismo nos deixam um alerta", reforça.
Também foram estabelecidas ações em parceria com estabelecimentos privados, visando a conscientização nesses lugares, com o intuito de ampliar a valorização da igualdade e combater os crimes raciais.
Sobre o Compirc de Criciúma
O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma é um órgão colegiado, permanente e paritário entre o governo municipal e a sociedade civil, cuja principal função é aproximar a Administração Municipal da sociedade civil, assegurando, através da promoção de políticas públicas a igualdade racial, zelando e garantindo direitos a diversidade cultural, manutenção da memória e tradição do povo africano e afro-brasileiros, ciganas, quilombolas e outras populações em situação de vulnerabilidades construtivas, formadores da história criciumense.