A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) participou de uma reunião entre o Fórum Parlamentar Catarinense e o Ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília, para discutir melhorias na BR-101.
As obras propostas incluem a construção de túneis no Morro dos Cavalos, essenciais para aumentar a segurança e a eficiência da rodovia, beneficiando tanto os moradores locais quanto os motoristas que utilizam essa importante via de escoamento de produção e turística. Além disso, outras obras significativas estão previstas para o Norte do estado, Planalto Norte e Planalto Serrano. O investimento total estimado é de R$ 8,5 bilhões.
Em abril deste ano, um afundamento na pista no trecho do Morro dos Cavalos entre os quilômetros 233 e 234 da BR-101, em Palhoça deixou a pista interditada e causou transtornos, trazendo a pauta de volta a discussão.
Durante a audiência, foram apresentados projetos que visam otimizar o contrato com a concessionária Arteris, responsável pela administração da BR-101, de Palhoça até Garuva. Segundo Geovania, para que as obras possam ser realizadas, é necessário a aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU) para ampliar o prazo do contrato.
“Até o final do ano, devem ser realizadas audiências públicas, no Morro dos Cavalos, Norte do estado, Planalto Norte e Planalto Serrano para discutirmos prazo da obra e tarifas. Atualmente, o contrato com a Arteris pode ser estendido por no máximo 15 anos, até 2033. Caso a concessionária não aceite a otimização proposta, a administração da rodovia poderá ser levada a leilão,” explica a deputada federal.
Um dos pontos abordados foi a tarifa de pedágio. “Uma nova tarifa de pedágio só será cobrada dos usuários quando as obras estiverem concluídas e o trecho estiver pronto para o tráfego. Esta medida visa garantir que os usuários só paguem por melhorias que já estejam efetivamente entregues e em funcionamento,” finaliza Geovania.