Após um período ausente do Governo Municipal, enquanto se dedicava à campanha para deputado estadual pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Acélio Casagrande retorna à Secretaria de Saúde de Criciúma, oficialmente, nesta terça-feira (18).
"Eu volto com a experiência já de tantos anos e com o sentimento também das ruas. Durante toda a campanha, ouvimos muito as pessoas, aquilo que ainda temos que fazer, buscar e trazer, dentro do trabalho que conversamos junto com o prefeito Salvaro, que é humanização da saúde pública e buscar cada vez mais o que os cidadãos precisam, que é atenção e acesso", afirma Casagrande.
Conforme o secretário, existem algumas demandas a serem priorizadas. "Vamos nos atualizar sobre como estão as Unidades de Saúde com relação a profissionais. E, também, focar na construção daquilo que não tem na nossa região, por exemplo, ainda existe esse vazio dos leitos de UTI oncológicos. Não justifica ter 85 pacientes sendo tratados no São José e, quando ter necessidade de uma UTI, ter que deslocar para Florianópolis ou Joinville", detalha.
Sobre esta demanda, Casagrande afirma que os equipamentos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Oncológica já estão garantidos pelo Ministério da Saúde. "Agora é buscar essa obra, que custa cerca de R$ 12 milhões. O Governo Municipal já abriu mão do Plano 1000 no que se refere aos recursos, mas dependemos do Estado para liberar", frisa o secretário.
Acélio Casagrande deixou a Secretaria de Saúde para a campanha de deputado estadual. No pleito, o candidato recebeu 39.032 votos, sendo que 26.621 foram apenas em Criciúma.