A Cooperativa Pioneira de Eletrificação (Coopera) completou 60 anos no fim de janeiro, comemorando a menor taxa de energia elétrica do Brasil. O Programa Adelor Lessa desta terça-feira (12) foi especial, direto da antiga sede da cooperativa. Segundo o presidente da Coopera, Walmir Rampinelli, diversificar os serviços é importante, já que a instituição não pode mais se expandir.
“A Celesc tem a concessão para todo o estado. Ela permitiu que as cooperativas crescessem em locais que eles não iam”, disse. “O primeiro projeto foi atrair empresas. Segundo, com o corte dos subsídios que começaram e estão sendo feito gradativos, nós precisamos nos reinventar, então surgiu a ideia de distribuir o sinal da internet. Nós temos ligação com os agricultores e precisamos mantê-los nos campos”, completou.
Com a baixa tarifa na conta de luz, facilita atrair empresas para a região. “Uma coisa que os nossos associados, principalmente as grandes empresas, eles buscam confiabilidade e isso a gente oferece”, disse o gerente geral da Coopera, Rogerio Feller. De acordo com ele, o valor cobrado é mantido baixo devido aos investimentos feitos na rede, deixando o sistema moderno.