Os temporais do último domingo (6) e da segunda-feira (7) atingiram a região trazendo inúmeros problemas e prejuízos na rede de distribuição de energia elétrica da Cooperativa Pioneira de Eletrificação (COOPERA) nos municípios de Criciúma, Forquilhinha e Nova Veneza. Árvores e postes foram derrubados pelo vento deixando muitos moradores sem energia elétrica.
A COOPERA atendeu várias ocorrências envolvendo a falta de energia em razão de cabos arrebentados, queima de elos fusíveis, quebra de postes, rompimento de condutores e transformadores queimados. A cooperativa recebeu na segunda-feira, onde a proporção de estragos foi maior, um total de 713 solicitações emergenciais, o que gerou 162 atendimentos de campo. Ao todo quinze equipes trabalharam das 17h de segunda até as 21h desta terça-feira (8) no atendimento das ocorrências. Os principais estragos foram registrados nas localidades de Jardim Florença, Santa Terezinha, Morro comprido, Santa Cruz e São Defende, onde ocorreu queda de postes.
Segundo o Gerente Geral da COOPERA, Rogério Feller, o temporal atingiu, praticamente, todas as localidades com queda de árvores, cabos partidos e queima de elos fusíveis. "Mesmo com todas as ocorrências e os fortes impactos gerados pelos ventos, descargas atmosféricas e a chuva, mais uma vez, a equipe mostrou o seu potencial conseguindo reestabelecer o fornecimento de energia elétrica a todas as unidades consumidoras atendidas pela COOPERA", explicou o gerente. Ao todo quinze equipes de eletricistas e técnicos trabalharam no atendimento das ocorrências.