A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determinou, e a Coopera já estava colocando em prática, a transferência de clientes de 2,5 mil unidades consumidoras de Criciúma. Nos próximos meses, eles passariam da cooperativa para a titularidade da Celesc. Isso resulta em impacto de até 40% a mais nas contas, fator que vinha gerando forte oposição à mudança entre os cerca de dez mil consumidores envolvidos.
A discussão teve mais um capítulo nesta quarta-feira, 12, com uma reunião online provocada pelos deputados federais Daniel Freitas, Geovania de Sá e Ricardo Guidi, e com a participação de representantes da ANEEL, Coopera, Celesc e outros.
Confira também - ANEEL vai mediar conversa entre Celesc e Coopera
O presidente da Câmara de Criciúma, vereador Tita Belloli, levou o pedido de suspensão do processo de transferência, que estava em curso. "Como temos prazos a serem cumpridos pela Celesc e Coopera, nosso pedido é a suspensão dos trabalhos até voltar novamente essa conversa, esse diálogo entre as partes, para poder retomar esse assunto. A gente gostaria que a ANEEL confirmasse a suspensão das transferências", pediu o vereador durante a reunião online, o que de imediato foi acordado com o representante da ANEEL. Recentemente, Celesc e Coopera haviam suspendido a mudança para meados do ano que vem.
O presidente da Coopera, que participou do encontro, saiu satisfeito. "Como cooperativa, temos o dever de cumprir o que o contrato determina", observou, justificando a razão de os consumidores estarem sendo notificados da mudança nas últimas semanas, mesmo com a oposição da Coopera à decisão da ANEEL. "Mas queremos os consumidores satisfeitos. Vamos dialogar e chegar num consenso", emendou, comemorando a suspensão da transferência.
As comunidades envolvidas seguem mobilizadas contra a alteração. "Não vamos aceitar até porque a energia é mais barata e estamos vivendo um momento excepcional, onde as pessoas estão contando dinheiro para sobreviver. É uma transferência injusta", pontuou o vereador Tita. "Hoje conseguimos uma grande vitória", emendou.
Os consumidores que teriam a alteração no fornecimento, da Coopera para a Celesc, são do lado esquerdo da Rodovia Luiz Rosso, a partir do 28º GAC até o Bairro Quarta Linha, abrangendo os bairros Jardim das Paineiras e São João, além de parte do entorno da BR-101, nas localidades de Vila Maria, São Domingos e Espigão da Toca, além de 900 unidades das regiões dos bairros Montevidéu e São Sebastião.