A assembleia realizada no sábado (23) pela Cooperativa de Extração de Carvão Mineral dos Trabalhadores de Criciúma (Cooperminas) elegeu seis nomes que irão colaborar com a volta da entidade. Leandro de Oliveira Borges, Wanderson da Silva e Luciano Fernandes Cipriano foram eleitos conselheiros fiscais e Tiago de Souza, Israel Elias e Fabio Esmeraldino conselheiros liquidantes.
“A função do Conselho Fiscal é acompanhar a empresa depois que a gente tomar os rumos da autoliquidação, com direitos numerários, junto com um grupo de advogados, bem representado pelo doutor Batistello”, comentou Fabio Esmeraldino, que também é tesoureiro da Cooperminas. De acordo com ele, a ideia não é vender patrimônios e sim tomar medidas para a cooperativa andar.
Segundo Esmeraldino, o objetivo é honrar os compromissos que a cooperativa tem e depois reabrir a Cooperminas. “Agora é um processo jurídico, para que a gente possa trabalhar muito e daqui para frente voltar a operar. Não existe um prazo, mas juridicamente tem um ganho muito grande, porque não haviam muitas saídas para a cooperativa”, disse.
Confira a entrevista na íntegra: