O Coral Vida e Canção, formado por voluntários e colaboradores da empresa Tintas Farben, mostrou, mais uma vez, todo o carisma na visita feita aos pacientes do Hospital São Donato, de Içara, e São José de Criciúma, no fim de semana. A visita faz parte do roteiro anual do coral, que faz duas visitas por ano no Hospital São José, duas vezes no Hospital São Donato e duas vezes no Asilo São Vicente de Paula.
Mais uma vez a atuação do Coral emocionou os pacientes e acompanhantes que estavam no Hospital. Terezinha Ribeiro Urbano, que está acompanhando o marido Olavo, internado há uma semana, acompanhou a passagem do coral por vários setores. Segundo ela, a atuação do grupo é muita boa, pois ameniza o sofrimento e espanta a tristeza. Clarissa Sachetti também compartilha da opinião de dona Terezinha. Segundo ela, as musicas e o bom astral dos coralistas animam os pacientes e ajudam a melhorar o bom humor. "Olha esta visita é muita legal, pois nos deixa com uma sensação de que podemos vencer os obstáculos impostos pela doença", destaca dona Terezinha.
Lucister Ronchi, que estava acompanhando o irmão Mário, enalteceu que ação do coral é maravilhosa. "Traz paz no coração e força para enfrentar a situação difícil de estar em tratamento", relata. Neuza Caciatori estava visitando o local com um grupo de samaritanos e samaritanas. "Tudo que puder fazer por eles é bom para a recuperação, a gente nota a melhora do paciente", fala Neuza.
A diretora operacional do Hospital São José, irmã Maria Felicita Henz, foi quem abriu as portas da instituição para o coral fazer a apresentação. A irmã acompanhou os coralistas por todos os corredores. "Este tipo de motivação faz bem para a recuperação dos pacientes, que esquecem um pouco o sofrimento", ressaltou irmã Felicita.
O vice-presidente da empresa Tintas Farben, Edmilson Zanatta, explicou que a ação do coral é um trabalho voluntários dos colaboradores da empresa e amigos. Edmilson aponta que as primeiras apresentações foram no ano de 2.000, e que nestes 18 anos, as apresentações do Coral já renderam algumas premiações, como em 2014, quando o trabalho foi reconhecido pela Assembleia Legislativa. O vice-presidente disse que a visita atingiu os objetivos pelo fatos dos pacientes e familiares acompanharem o repertório e fazerem filmagens com os celulares. "Queremos agradecer a irmã Felicita pela dedicação ao trabalho realizado no Hospital São José e por abrir as portas para os voluntários", finalizou Zanatta.