A Secretaria Municipal de Criciúma divulgou na última sexta-feira, 8, a segunda pesquisa que apontou que quase 18 mil criciumenses podem estar infectados pelo novo coronavírus (Covid-19). O presidente do Hospital da Unimed de Criciúma, Leandro Avany Nunes, diz que o estudo vem de encontro ao número que a Unimed tem há pelo menos três semanas. “Fizemos 1,6 mil testes e tivemos 113 positivos, o que resulta em 7% , 8% da população contaminada. O número de casos positivos não quer dizer nada. Isso vai acontecer. A nossa preocupação sempre foi o sistema de saúde suportar”, afirma.
Atividades
Nunes diz ainda que acredita que não é momento para que as escolas retornem, por exemplo. “Prego que as escolas não devem voltar antes de agosto, mas tem aquela preocupação com algumas crianças devido à alimentação, mas vimos a prefeitura auxiliando”, destaca.
O médico fala também sobre o futebol. “O futebol pode voltar, mas temos que saber o resultado das ações. Vai ter infecção dos atletas, vão suportar bem, mas pode acontecer uma tragédia. Mas é necessário voltar agora? É preciso avaliar tudo. Os nossos governantes e nós estamos enfrentando grandes desafios neste momento. Sairemos mais fortes, mas são todas decisões muito difíceis”, completa.