O Governo de Criciúma, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, é parceiro na divulgação da ferramenta CoronaDados, destinada à empresas. Trata-se de um sistema web 100% gratuito, que faz parte do Protocolo Corona e é capaz de identificar os primeiros sintomas da COVID-19 em todos os funcionários cadastrados. O auxílio ao monitoramento da saúde dos trabalhadores, foi lançado pelo Serviço Social da Indústria (SESI).
Com 35 mil pessoas registradas, o sistema utiliza a assistente virtual Cora, que faz perguntas diárias de como o trabalhador se sente por meio do aplicativo Telegram. Após os questionários serem respondidos, as informações são transferidas de forma automática para o CoronaDados, possibilitando a identificação do vírus. Assim, a gestão da empresa pode orientar o colaborador e fazer com que diminua a transmissão para os demais.
No estado de Santa Catarina, 410 empresas já estão fazendo o uso do sistema. A primeira etapa para aderir é entrando no site coronadados.com.br e cadastrando a empresa. Depois disso, a equipe entra em contato para encaminhar a implantação. “As empresas que aderirem ao sistema poderão ter uma gestão muito melhor nesse momento de pandemia, é um objetivo forte de cuidado”, finalizou o gerente de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Édson Silva.