Orleans registrou, no último sábado, 22, o seu terceiro óbito por Covid-19. A região contabilizava, até a noite deste domingo, 23, 132 mortes de contaminados pelo novo coronavírus, Nesta segunda-feira, 24, já houve mais dois na região: o sexagésimo de Criciúma e o décimo segundo de Urussanga, fazendo alcançar 134 vítimas da doença na região carbonífera.
Todos os casos repercutem, geram comoção, mas esse recente de Orleans trouxe à tona um capítulo especial à parte. O óbito de sábado foi de uma jovem de apenas 21 anos. A prefeitura de Orleans confirmou o ocorrido em nota oficial publicada neste domingo:
A Prefeitura Municipal de Orleans, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica com pesar a ocorrência do terceiro óbito decorrente do novo coronavírus (Covid-19) no município, registrado no final do dia de ontem (22 de agosto).
Trata-se de uma paciente do sexo feminino, de 21 anos de idade, residente no Bairro São Jerônimo. Deixa uma filha de 25 dias e esposo.
A Administração Municipal solidariza-se e manifesta suas condolências aos familiares e amigos enlutados neste momento de profunda tristeza.
O município não noticiou a morte da vítima - como é praxe dos comunicados oficiais - mas o viúvo e muitos amigos de Josyane Joaquim manifestaram-se pelas redes sociais. Ele fez um relato emocionado. Veja:
Orleans registrou a primeira morte por Covid-19 em 3 de agosto, um homem de 60 anos, e a segunda dez dias depois, um homem de 85 anos.
As mortes por cidades na região carbonífera:
Criciúma - 60
Urussanga - 12
Cocal do Sul - 9
Forquilhinha - 9
Siderópolis - 9
Balneário Rincão - 8
Içara - 8
Lauro Müller - 5
Morro da Fumaça - 5
Nova Veneza - 5
Orleans - 3
Treviso - 1