A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul encerrou a testagem de todos os acamados e os cuidadores do município. No total, 84 pessoas foram testadas, sendo que 11 resultaram positivadas para Covid-19. A ação visa preservar a saúde das pessoas acamadas onde há fluxo de cuidadores.
A Secretaria de Saúde ainda detalhou os números onde, dos 84 testados, 31 foram acamados e 53 cuidadores. Dos 11 positivados, sete são acamados e quatro cuidadores. Familiares e cuidadores foram orientados pela equipe de enfermagem, sendo que alguns foram encaminhados ao Centro de Triagem para as orientações gerais, além de realizar o monitoramento dos isolados.
Famílias como a de Pedro Luiz Dacoreggio, de 54 anos, que tem o pai, Benony de 84 anos, e a mãe, Pedrinha de 77 anos, acamados e que vivem o medo da contaminação por coronavírus. Além de Pedro, o seu irmão, de 52 anos e mais uma cuidadora, que tem também 52 anos, são os responsáveis pelos cuidados do casal Benony e Pedrinha. Ele relata que ultimamente, os netos e parentes próximos tem evitado visitar. Ele mesmo relata o temor de levar o vírus aos pais, já que é responsável pela compra de comida, fraldas e remédio. “A gente pede para que evitem vistas dos meus tios, assim como os netos. Todos precisam se cuidar. Até orientamos para a cuidadora nos avisar de aparece alguém diferente. E se chegar alguém que mantenha distancia”, relata.
A Secretaria de Saúde reforça a importância de realizar todos os cuidados necessários, já que na maioria das vezes os acamados têm a saúde mais fragilizada. “Requer um cuidado maior, principalmente se houver um agravamento, que eles possam ser conduzidos a um hospital na maior brevidade possível para ser medicados e ter um pronto restabelecimento”, comentou a secretária Sinara Crippa Milanez.