A prefeitura de Criciúma conta, em seus quadros, com uma boa quantidade de servidores contaminados pelo novo coronavírus. Há algumas semanas, em entrevista à Rádio Som Maior, o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, chegou a estimar que 12% dos funcionários encontravam-se afastados, muitos desses por Covid-19.
Agora, um órgão importante da Administração Municipal foi atingido em cheio. Nesta segunda-feira, 24, houve a confirmação de quatro casos de Covid-19 entre integrantes da equipe do Criciumaprev, o fundo municipal de previdência. Uma higienização será realizada na sede do instituto na próxima quarta-feira, 26, e a unidade deve reabrir para atividades presenciais na quinta.
O escritório do Criciumaprev chegou a abrir as portas na manhã desta segunda. Porém, com a chegada dos resultados, à tarde providenciou-se o fechamento. Os servidores que estão aptos continuam atuando em home office.
O Criciumaprev tem apresentado grande movimentação nas últimas semanas justamente por conta dos afastamentos por Covid-19. Ocorre que todas as licenças médicas precisam ser notificadas e confirmadas pelo Criciumaprev, que é quem concede o atestado para afastamento. Essa homologação se dá por uma junta médica que, preferencialmente, atua na forma presencial mas que por esses dias de fechamento da sede pode, em casos mais graves, atuar remotamente.