Seguindo o cronograma traçado pela direção do Hospital Regional de Araranguá (HRA), dois novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19, foram abertos nessa quarta-feira, 5. A previsão na semana passada era a ativação de dez leitos de UTI em um mesmo dia. Porém a falta de profissionais fez com que a liberação fosse feita de forma gradativa. "Estamos com carência de profissional, principalmente técnicos de enfermagem. Por isso achamos mais seguro ativar os leitos dessa forma", afirmou o diretor do HRA, Eduardo Ali.
Sendo assim, dois foram ativados na última segunda-feira, 3, dois hoje e mais dois serão liberados na sexta-feira, 7. O restante estará pronto para uso apenas na próxima semana.
O HRA, que é referência regional na internação de pacientes graves com coronavírus, está com todos os leitos de UTI ocupados."inclusive os dois que ativamnos hoje foram rapidamente ocupados e o mesmo aconteceu na segunda-feira. Esperamos ativar os outros quatro até quarta-feira da semana que vem, 12", adiantou Eduardo Ali.
Com os dez novos leitos de UTI específicos para Covid-19, o hospital Regional de Araranguá vai dobrar a capacidade.