"Dia 15 fez cinco meses do meu último evento", contou Wagner Scarsi, o famoso cantor Neguinho, figura das mais conhecidas nas festas da região. Com a pandemia de Covid-19, o setor de eventos foi atingido em cheio. "De que eu estou vivendo? Das economias que a gente tinha", observou, lembrando que os recursos já estão começando a faltar. "Tem colegas passando muitas dificuldades", reconheceu.
Por conta disso, o segmento está mobilizado. Neguinho e o produtor de eventos Felipe Ugioni representaram o setor na região de Criciúma nesta terça-feira, 18, em Florianópolis, em reunião com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, conversa intermediada pelo deputado Rodrigo Minotto.
"Conversamos com o secretário e com o pessoal da Vigilância. Nos receberam muito bem", destacou Neguinho. Uma alternativa está sendo estudada. "O secretário nos colocou que, a exemplo do que fez o futebol, nós dos eventos também podemos bolar um plano, um protocolo, e sugerir ao Estado. É o que vamos fazer", adiantou o cantor. "Vamos ver de que forma podemos, aos poucos, voltar com os eventos", emendou.
Sugestão: eventos ao ar livre
Os representantes do setor admitem a dificuldade de retomar eventos no cenário atual. "Eu até falei, voltar agora é difícil, com aglomeração, uma balada por exemplo. Mas temos alternativas", apontou. "Por exemplo, eventos ao ar livre, com mesas, com distanciamento. A gente pode por aí chegar em um acerto para engatinhar, começar aos poucos", adiantou. "Eles acolheram muito bem essa sugestão, só pediram para que montemos um projeto para apresentar em uma próxima reunião", detalhou.
Ficou especulada a possibilidade, conforme as sugestões apresentadas, de uma retomada parcial de eventos com distanciamento a partir de outubro. "Muitos setores que trabalham com mesas estão funcionando, porque o setor de eventos não pode adotar essa norma também?", indagou Neguinho, que citou como exemplo para o secretário o caso de um evento recente na Inglaterra, com as pessoas em mesas e em grupos de no máximo quatro ou seis. "Um evento com dez banheiros por exemplo, se precisar de 40 banheiros para não ter fila, nós colocamos os 40 banheiros", concluiu.
O próximo passo do segmento é organizar uma reunião regional para o início da elaboração das regras. Posteriormente, uma nova reunião com o secretário será marcada.