Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

"Covid-19 não é doença ocupacional", defende diretor da Fiesc

A alegação feita por Durval Marcatto Júnior se ampara na lista que descreve quais são essas doenças

Por Gregório Silveira Florianópolis, SC, 09/09/2020 - 14:17 Atualizado em 09/09/2020 - 19:06
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Apesar do que muitos pensam, a Covid-19 não é considerada doença ocupacional. O assunto foi pauta do programa 60 minutos dessa quarta-feira, 9, na Rádio Som Maior. Mesmo assim a questão ainda gera muita polêmica.

O governo adotou inúmeras medidas com a finalidade de combater a proliferação do vírus, suavizando assim, os impactos da pandemia. Dentre elas, entrou inclusive a flexibilização do teletrabalho. Normas também acabaram retirando o coronavírus da listas das doenças ocupacionais. No momento, no entanto, não há uma que diga expressamente se a Covid-19 é ou não uma doença ocupacional, ela simplesmente não está na lista.

Segundo o presidente da Câmara de Relações Trabalhistas, da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Durval Marcatto Júnior, a identificação de onde surgiu a doença, se no trabalho ou fora dele, dificulta. "Claro que tem o caso dos profissionais da saúde que lidam diretamente com pacientes contaminados. Nesse sentido pode sim, ser considerada uma doença ocupacional, mas é a questão da legislação prever isso", afirma Marcatto.

O presidente alerta que é necessário, independentemente da discussão que envolve ser doença ocupacional ou não, que as empresas tenham cautela e sigam os protocolos de segurança para evitar o contágio. Entre as recomendações estão dar orientações expressas de medidas de segurança nas rotinas de trabalho, fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) e registrar a entrega e fiscalizar o uso desses EPIs. 

"A legislação ainda defende muito o trabalhador. Por isso mesmo, sendo norma os cuidados para evitar o coronavírus, é importante que os empregadores fiscalizem o cumprimento por parte dos empregados", completa.

Ouça a entrevista no podcast:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito