A Vigilância Sanitária de Criciúma e a Polícia Militar tiveram que intensificar ainda mais os atos de fiscalização neste último fim de semana, devido ao Dia dos Pais. A data fez com que o comércio ficasse aberto até às 17h no sábado, assim como proporcionou a abertura dos bancos. No final das contas, bares e restaurantes foram interditados e uma festa foi fechada no município, devido ao descumprimento das medidas de segurança contra a Covid-19.
Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Samuel Bucco, a atividade das autoridades renderam multas para bancos, bares e restaurantes. “Tivemos autuações em bancos, duas infrações em funções de filas aglomeradas em que os bancos são responsáveis pelo controle. Tivemos interdições em dois restaurantes, assim como dois bares que também foram interditados”, declarou Samuel.
Aberto até mais tarde, devido ao sábado mais, o comércio também não saiu ileso da fiscalização da Vigilância e da PM em Criciúma. De acordo com Samuel, quatro estabelecimentos comerciais foram autuados no sábado. “Locais que, em função da data comemorativa, acabaram permitindo a provação de roupas e abriram os provadores”, disse.
Uma festa em uma associação no bairro Imigrantes também acabou gerando uma multa de R$ 6 mil para o responsável do local. “Haviam cerca de 20 pessoas no local. Nós pedimos que, nesses momentos, as pessoas não aglomerem em encontros”, pontuou o coordenador da Vigilância Sanitária.
Apesar disso, as autoridades afirmaram estar surpresos com a grande maioria dos estabelecimentos. Isso porque, além das autuações terem ocorrido em pontos isolados, o comércio de fato não abriu as suas portas no domingo - assim como estava previsto nos decretos municipais.