Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: O que diferencia Amrec, Amesc e Amurel são os leitos

Novo mapa de risco potencial mantém região carbonífera em estado gravíssimo

Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 19/08/2020 - 11:57 Atualizado em 19/08/2020 - 12:48
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Secretaria de Estado da Saúde atualizou na manhã desta quarta-feira, 19, o mapa de risco potencial da pandemia do novo coronavírus de acordo com as regiões de Santa Catarina. Na atualização, Amesc e Amurel passaram para o nível grave, enquanto a Amrec se manteve em nível gravíssimo, mas um único fator aparente diferencia as três regiões: os leitos para a Covid-19.

“Basicamente, se pegar o mapa divulgado pelo Estado e olhar os indicadores de saúde, vemos que as regiões possuem a mesma classificação em cor para todos os outros fatores, com exceção da questão dos leitos”, declarou o advogado e diretor executivo da Amrec, Giovanni Dagostin.

De acordo com o mapa, a região carbonífera, do extremo sul e de Laguna são classificadas da mesma forma para três fatores: gravíssimo para isolamento social, gravíssimo para investigação, testagem e isolamento de casos; e moderado para reorganização de fluxos assistenciais. Em relação à ampliação de leitos, a Amesc está classificada como grave e a Amesc como alto, enquanto a Amrec se mantém em gravíssimo.

Azul: moderado; Amarelo: alto; Laranja: grave; Vermelho: gravíssimo

O último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Criciúma, em relação à Covid-19, aponta para 13 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados por pacientes criciumenses, além de 35 hospitalizados em leitos clínicos. O número de internações em Criciúma de pacientes de outras cidades ou regiões é maior: são 36 em UTI e 27 em clínica. 

De acordo com o presidente da Unimed de Criciúma, Leandro Avany Nunes, o hospital ainda conta com grande disponibilidade de leitos para Covid-19, além de possibilidade de expansão. “Está tudo sobre controle, temos 12 pacientes em UTI, entre criciumenses e pessoas da Amrec ou Amesc, além de 36 em enfermaria. Nunca teremos problemas de leitos, porque temos uma grande capacidade de expansão de UTI”, pontuou.

Reunião para definição de ações 

Os prefeitos dos municípios da Amrec se reunirão às 16h da tarde desta quarta-feira, de forma online, para discutir sobre as mudanças trazidas pelo novo mapa de risco potencial. Giovanni destaca que qualquer nova ação que possa ser tomada pela região provavelmente surgirá após esta reunião. 

A Amrec também deverá entrar em contato com a Secretaria de Estado da Saúde na manhã desta quinta-feira, para esclarecer alguns pontos como a possibilidade de suspensão de serviços públicos não essenciais, colocado aos municípios em estado gravíssimo na última portaria do Governo do Estado, e a situação do transporte público.

Tags: coronavírus

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito