No Hospital São José (HSJ), de Criciúma, 84% dos leitos de UTI estão ocupados nesta segunda-feira, 24. O diretor técnico da unidade, Raphael Elias Farias, fala que a taxa de ocupação tem oscilando nos últimos dias. “Nas últimas três semanas tínhamos ocupação de quase 100% da UTI, já nos últimos dias temos uma taxa oscilando de 84% a 100% e em alguns dias até com menor ocupação”, revela.
Com relação aos leitos clínicos, são 23 ocupados. Na UTI, aponta Farias, 80% são pacientes de municípios da Região Carbonífera. “Destes, de 50% a 60% são de Criciúma e o restante dos outros municípios,” conta Farias, acrescentando que fora a Amrec, predominantemente, pessoas da Amesc e da Amurel ocupam os leitos do Hospital São José. “Estamos com um panorama estável. Em queda ainda não, até pelo número de novos casos no município”, pontua.
Já o Hospital da Unimed de Criciúma soma 37 leitos ocupados para o tratamento de pacientes do novo coronavírus (Covid-19). Destes, 14 estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 23 em clínica. “Diminuiu os pacientes no pronto atendimento no fim de semana. Recebíamos cerca de 130 e caiu para 80. Diminuiu o número de pessoas na enfermaria, mas aumentou na UTI”, comenta o presidente da Unimed, Leandro Anany Nunes.
Avany disse que esta situação aponta para uma estabilização. “E depois a diminuição. Mas isso é o que é observado e não a curva propriamente dita. A maioria dos internados são idosos, e eles ficam de três a seis semanas na UTI, então na semana que vem, será basicamente o mesmo número de leitos ocupados”, fala.
Incidência de casos na Amrec
O município da Região Carbonífera com a maior incidência de casos de Covid-019 é Nova Venexa. Conforme dados disponibilizados pela Amrec, a cidade tem 3,2 pacientes positivados proporcionalmente a 100 mil habitantes.
Depois está Balneário Rincão com 2,8 casos e Forquilhinha, com 2,6. A maior cidade da região, Criciúma tem 2,1 caso a cada 100 mil habitantes, sendo o nono município com a maior incidência.
A menor incidência é de Cocal do Sul com 1,5 testes positivos para 100 mil habitantes. O boletim da Amrec desse domingo, 23, aponta que a região chegou ais 9.717 casos, sendo que 5.721 já estão curados. Os 12 municípios totalizam ainda 132 óbitos.