Desde o início da pandemia de Covid-19, em março, 703 pacientes já foram atendidos no Hospital São José (HSJ), entre suspeitos e confirmados para casos de contaminação pelo novo coronavírus. Desde então, muitas altas também.
Nesta terça-feira, 2, houve um momento especial e de muita alegria para toda a equipe que tomou conta dos corredores do HSJ. Foram seis altas por Covid-19, em um só dia. “Quando vemos a recuperação dos pacientes, e eles indo para casa bem, nosso coração se enche de alegria. Saber que o tratamento foi positivo e que a gente pode ajudar de alguma forma, isso não tem preço”, pontua Thamillis Peruchi Scunderlik, gerente de enfermagem do HSJ.
Entre todos os pacientes que tiveram alta, uma história que chamou a atenção devido a idade foi a de uma senhora com 97 anos, que estava internada há 17 dias por Covid-19 e não precisou ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI): Maria Margarida Pescador, um exemplo de superação. “Ver minha avó de alta ontem, foi um momento de muita alegria. Desde o começo, foi uma batalha. Todo dia uma notícia ruim, mas depois tudo foi melhorando. Deus é muito bom”, comentou Iara Borges de Medeiros, uma das netas que acompanhou a avó desde o início do tratamento.
Confira também - Denis Luciano: Aos 97 anos, mais uma curada para a conta
Como forma de registrar o momento, enfermeiras e técnicas do HSJ, com apoio de voluntárias e demais profissionais do hospital, encaminham todos os internados por Covid-19 de alta ao chamado corredor do amor. O grupo acompanha estes pacientes até a porta de saída da entidade, cantando e aplaudindo todos que vão para casa. “A atenção dos médicos e enfermeiras para com minha mãe foi muito importante. Estamos muito felizes e só temos a agradecer ao hospital”, comentou um dos filhos, João Batista Luciano.
Para atendimento especialmente ao Covid-19, o HSJ conta com 102 leitos de internação e 18 leitos de UTI. Hoje na entidade há 16 pacientes internados em enfermaria e quatro pacientes internados na UTI.