Estão marcados para a próxima sexta-feira, 7, doze testes de pessoas que participaram do velório e enterro de um homem de 44 anos vítima de Covid-19, no município de São Ludgero, no sul do estado. Segundo os familiares, o paciente estava internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, que não teria informado que ele poderia estar com coronavírus.
Nessa terça-feira, 5, foram feitos 43 testes rápidos. Desse total, segundo a secretaria de Saúde do município, 31 não acusaram a doença e 12 deram inconclusivo. "Faremos os exames no final dessa semana, mas mesmo assim, estamos monitorando as pessoas que passaram pelo velório ou enterro", afirmou Nilva Schlickmann, secretária de Saúde de São Ludgero.
O homem deu entrada no hospital de Tubarão no dia 24 de julho com sintomas semelhantes aos do coronavírus. Contudo, os familiares não desconfiaram porque ele fazia tratamento contra o câncer. Ainda de acordo com familiares, no dia da internação, ele fez o teste que deu falso negativo. A instituição de saúde então optou pelo exame RT-PCR, consideradso mais confiável, mas não avisou a família sobre o procedimento. O paciente veio a óbito no dia 26 de julho. Sem desconfiar da doença toda a cerimônia foi realizada normalmente sem seguir os protocolos do Ministério da Saúde quando há detecção de Covid 19.
"O resultado positivo para coronavírus chegou até nós um dia depois do sepultamento. Não sabemos porque o hospital não informou que hávia feito o segundo exame. Para se ter uma idéia, nem a funerária sabia", enfatizou Nilva.
O hospital nossa Senhora da Conceição afirmou que vai analisar se houve ou não falha de protocolo por parte de funcionários da unidade.