As creches da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) voltaram a atender presencialmente nesta segunda-feira, 8. Ainda em meio a pandemia de Covid-19, cerca de 2,5 mil crianças já estão sendo atendidas pelos centros de atendimento da instituição.
De acordo com a coordenadora geral do Departamento e Educação Infantil da Afasc, Andreza Dagostin, é muito feliz poder atender a todas as crianças após tanto tempo. Desde que foi decretada a pandemia em Santa Catarina, em março do ano passado, as unidades estavam fechadas.
Por ocorrer ainda durante a pandemia, o retorno das atividades presenciais é realizado com cuidados. “Nós atendemos crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, a educação infantil. Pelo plano de contingência, estamos seguindo o método de regramento da Vigilância Sanitária e a partir de dois anos as crianças já fazem o uso da máscara. Antes disso, não tem necessidade”, ressalta Andreza.
O retorno, segundo a coordenadora, vem ocorrendo tranquilamente e com base nas medidas de segurança. “Sabemos que os pais de Criciúma precisam de creche, estamos obedecendo todo o regramento. Tudo está caminhando como se deve caminhar, um novo tempo, uma nova escola, mas sempre com aquele fundo de esperança de que isso vai passar e melhorar e que daqui a pouco chegaremos ao 100% de atendimento”, disse.
Entre os dias 8 e 12 de fevereiro, os pais cujos filhos estavam matriculados na Afasc no ano passado poderão procurar a instituição para fazer a rematrícula. Do dia 15 ao 19, os pais poderão procurar os centros de atendimento da Afasc para verificar uma vaga e realizar a matrícula de novos alunos.