A Prefeitura de Criciúma está buscando antecipar a vacinação de professores e profissionais da educação contra a Covid-19. O Governo de Santa Catarina definiu inicialmente que o atendimento ao grupo iniciará no dia 30 de maio, mas a dificuldade na imunização de pessoas com comorbidades pode acabar alterando a data.
“Na segunda-feira [24] teremos uma reunião para definir a possibilidade de adiantar e avançar mais na questão educacional antes do dia 30. Isso porque temos em torno de 6 mil doses, entre Pfizer e AstraZeneca, em casa, então por quê não acelerar para mais pessoas se vacinarem?”, argumentou o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.
A intenção do município é fazer com que a vacinação de professores seja iniciada o quanto antes para que outros grupos prioritários também possam ser atendidos em seguida. Atualmente, Criciúma está no período de vacinação de pessoas portadoras de uma ou mais das 22 comorbidades listadas pelo Plano Nacional de Imunização.
“Em Criciúma temos a capacidade de vacinar até 2 mil pessoas por dia, e estamos vacinando de 500 a 700, devido a dificuldade das pessoas de muitas vezes comprovarem suas comorbidades”, pontuou o secretário.
Criciúma recebeu ainda nesta quinta-feira, 20, 3.510 novas doses da vacina da Pfizer, as quais deverão ser disponibilizadas na tarde desta sexta ou manhã de sábado no município. Acélio ressalta ainda para que as pessoas com comorbidades coloquem seus atestados e receitas médicas no site Minha Vacina, para serem contemplados com a dose.