O dia 7 de setembro de 2018 marcou a comemoração dos 196 anos da Independência do Brasil. Como de costume, em toda a região, aconteceram os tradicionais desfiles cívicos-militares. Em Criciúma o ato aconteceu no Parque das Nações. De acordo com a Polícia Militar (PM), aproximadamente 10 mil pessoas acompanharam a apresentação dos pelotões do Exército Brasileiro, Polícias, Corpo de Bombeiros, escolas e outras entidades do município.
A abertura do evento aconteceu pouco depois das 8h da manhã. Neste ano, o tema escolhido no município foi “Políticas Públicas e Sociedade Civil organizada, uma parceria necessária”. Conforme explicou a secretária de Educação de Criciúma, Roseli De Lucca, o intuito foi mostrar a necessidade das sociedade civil com as políticas públicas para o crescimento e evolução da cidade.
“Por isso, as entidades que estão desfilando representam todas aquelas instituições que ajudam no desenvolvimento de Criciúma”, contou a secretária.
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, afirmou que 7 de setembro é um dia de celebração. “Eu sei que o momento que vivemos é difícil, na política e na economia, mas ainda este é o país que devemos acreditar. Que a independência seja vivida a todo instante por cada um de nós, porque Criciúma é o Brasil que dá certo”, declarou o prefeito.
A educação sobre a Independência
Antes do desfile realizado no Parque das Nações, as 71 escolas municipais de Criciúma realizaram atos civis em suas comunidades. Hoje pela manhã, três escolas participaram do desfile. “Outras irão também desfilar no Bairro Rio Maina. Lá o ato estava marcado para acontecer no dia 1º de setembro, mas, por conta das chuvas, tivemos que adiar para o próximo dia 15”, completou a secretária.