Desde o segundo semestre do ano passado, os atendimentos de urgência e emergência estão suspensos na Unidade 24h do Boa Vista, em Criciúma. O fechamento foi necessário por conta de uma reforma. Os casos graves foram direcionados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Rio Maina e da Próspera ou hospitais.
No entanto, segundo o presidente do Conselho Local de Saúde do 24h Boa Vista, Paulo Manoel, os trabalhos foram paralisados. “Foi fechado para reforma com o nosso consenso e da comunidade. Foi feita uma assembleia e o secretário, à época, era o Arleu da Silveira, que veio aqui e explicou para nós. Todo mundo ficou sabendo que era importante a reforma. Até porque estava fora dos padrões novos, já faz muito tempo, quase 30 anos, que [o local] funciona”, explica.
Os serviços agendados na Unidade Básica de Saúde (UBS) seguem mantidos até hoje para a comunidade local. “Devem ter trabalhado uns dois ou três meses, no máximo. Porque ia uma, duas pessoas por dia. Tiraram a tubulação, o piso de parede e de chão, as portas, e pararam a obra. Não mexeram mais nada”, expõe Paulo.
Desta forma, o presidente diz que o Conselho quer uma resposta. “Esses dias estávamos falando em fazer manifestação, caiu no ouvido da Secretaria, dia 6 deste mês, eles nos chamaram. Fomos lá e mais uma vez nos enrolaram. Disseram que tinham oito dias para divulgar o edital de licitação para as empresas interessadas. Até segunda-feira, não tinha sido divulgado. Liguei para lá, já mudou tudo. Agora, só em abril vão divulgar este edital”, enfatiza.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, a reforma está 70% concluída e faz parte de um complexo de obras em execução presente em um contrato que finalizou em 31 de dezembro de 2022. “Ainda em abril teremos a nova empresa para concluir. Ressaltamos que a assistência a população do bairro Boa Vista está sendo feita de segunda a segunda das 7h às 22h”, ressalta.
Manifestação
Insatisfeitos com a resposta apresentada, os membros ao Conselho estão organizando uma manifestação para a manhã da próxima segunda-feira (27). O ato tem previsão para iniciar às 8h.