O município de Criciúma foi reconhecido no evento nacional Summit Cidades 2023. Com o objetivo de apresentar cases de sucesso e tratar sobre ideias inovadoras, o evento reuniu representantes de setores públicos, empresários e especialistas de todo o Estado de Santa Catarina. O encontro aconteceu nesta semana, em Florianópolis. O secretário municipal de Governança, Tiago Pavan, representou Criciúma na ocasião e apresentou cases de sucesso do município.
Nesta edição, o Summit Cidades 2023 trouxe debates sobre marketing político e soluções de inovação, principalmente, voltadas à área da educação, desde debates sobre a segurança, até as formas de ensino. De acordo com Pavan, duas boas práticas do município foram apresentas e reconhecidas durante o evento: o GPScola, aplicativo que monitora o trajeto escolar dos estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma, e o Procon Digital, sistema de gestão que disponibiliza de forma online os serviços prestados pelo órgão ao cidadão.
"É muito importante que Criciúma seja reconhecida pelas ideias inovadoras, que facilitam a vida do cidadão. Além da apresentação destas boas práticas, o evento é muito útil para trazer novas ideias a serem aplicadas no município, sendo muitas vezes, dores que possuímos e outras cidades já resolveram, trazendo ideias de como saná-las. Esse espaço é essencial para criar conexões e buscar soluções conjuntas", ressaltou o secretário.
GPScola
Reconhecido no evento, o GPScola une tecnologia e segurança, possibilitando aos pais o monitoramento online em tempo real dos filhos durante o trajeto escolar. O sistema foi implantado no município em 2021, e identifica quando o aluno embarca e desembarca do transporte. "O GPScola proporcionou ainda mais segurança para os pais sobre o deslocamento dos filhos. O aplicativo ainda possui indicadores de viagens, que possibilitam a tomada de decisões no futuro. O usuário também tem acesso aos relatórios das viagens, dias e horários", explicou Pavan.
Procon Digital
A plataforma Procon Digital também foi reconhecida como case de boa prática. O serviço, implementado no município no ano passado, foi pioneiro no Brasil, sendo Criciúma a primeira cidade a oferecer todos os serviços de maneira digital, de forma automatizada e integrada para a comunicação interna e externa nos serviços realizados aos consumidores. A ferramenta conta com um sistema 100% digital, com o objetivo de facilitar o processo de atendimento aos consumidores.