Após um período de extensa dedicação e muito aprendizado, na noite desta quinta-feira, dia 22, foram conhecidos os vencedores do Grand Prix SENAI de Inovação – etapa Regional Sul. Durante a competição os estudantes têm até 20 horas para pensarem em soluções para desafios da indústria, propostos por empresas parceiras. Este ano, o objetivo principal foi o de encontrar soluções para problemas enfrentados pela indústria cerâmica.
Ao todo, 95 alunos, divididos em 19 equipes participaram da proposta, sendo que cinco foram escolhidas para a etapa final. Eles apresentaram seus projetos e soluções para um júri especializado composto por representantes das empresas Elizabeth, Eliane, Dexco, Construtora Fontana, Shopping da Construção/ Construtora Schumacher, além do Sindiceram.
Após a avaliação da banca, a escuderia Techno Power garantiu a primeira colocação, seguido dos alunos da Inova Tech, em terceiro lugar, o grupo Eagle’s, em quarto a equipe Sparkle e em quinto lugar a Pergamo.
As cinco escuderias representarão a instituição na etapa nacional, que ocorrerá no mês de outubro, de forma remota.
“É um orgulho termos alguns dos nossos alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial participando desta iniciativa que tem como objetivo despertar o senso de empreendedorismo, criatividade e inovação. Eles participaram de momentos de imersão, desenvolvimento, prototipagem e apresentação; Nestas etapas podemos perceber o perfil inovador dos nossos jovens que tanto se dedicaram a criar soluções para um problema da indústria que foi apresentado somente no primeiro dia do evento e hoje eles já estão aqui apresentando para uma banca de especialistas”, explica a supervisora dos cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI de Criciúma, Ketlin Goulart de Medeiros.
De acordo com a gerente executiva do SESI SENAI Regional Sul e Litoral Sul, Graziela da Silva Branco, o Grand Prix só demonstra a força dos jovens e a vontade deles de apresentar soluções que sejam inovadoras para o mercado. “Vimos o quanto cada equipe se dedicou para apresentar os trabalhos demonstrados aqui esta noite. Nos emocionamos de ver as soluções aqui apresentadas sendos mostradas com propriedade e aprofundamento, mesmo tendo pouco tempo de trabalho”, garante.
A mesma ideia foi compartilhada pelo diretor executivo do Sindiceram, Luiz Alexandre Zugno. “Ficamos muito felizes de receber este convite para ouvirmos as ideias destes jovens que estão iniciando agora no mercado de trabalho e tem muito a oferecer para a nossa indústria” complementa Zugno.