Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Criciúma gera 160 toneladas de lixo por dia

Grupo Racli gerencia e trata dos resíduos sólidos no município

Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 14/06/2024 - 17:15
Foto: Divulgação/Racli
Foto: Divulgação/Racli

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma gera diariamente 160 toneladas de lixo. Essa quantidade de resíduos é tratada e gerenciada pelo Grupo Racli, que atua na região com uma abordagem moderna e sustentável para a destinação de resíduos sólidos.

Segundo a engenheira sanitarista e ambiental da Racli, Ionice Maria Vefago, compartilhou detalhes sobre o volumoso gerenciamento de resíduos na cidade. “Só Criciúma gera 160 mil quilos de lixo por dia, de segunda a sábado”, afirmou Ionice.

Qual o caminho do lixo?

"Primeiro, passa por uma balança. Todo resíduo que entra no aterro é pesado, garantindo a precisão nos valores", explicou Ionice. Após essa etapa, os resíduos são encaminhados para a área operacional do aterro, que é rigorosamente preparada com medidas de impermeabilização e drenagem.

“A área do aterro é totalmente impermeável. Nada que sai do lixo, de líquido, vai penetrar no solo e, muito menos, nas águas subterrâneas”, detalhou Ionice. O cuidado evita a contaminação ambiental e assegura que o processo de descarte seja seguro e sustentável.

Tecnologia e sustentabilidade 

A Racli não se limita apenas à coleta de resíduos domiciliares. A empresa também lida com lixo proveniente da limpeza urbana e de pequenos comércios. A coleta eficiente é acompanhada de um tratamento adequado do chorume, um líquido gerado pelos resíduos.

Gislaine Danieski, também engenheira sanitarista e ambiental da Racli, destacou que o chorume é tratado em uma estação de tratamento com várias lagoas e equipamentos robustos, garantindo que seja destinado de forma adequada aos rios.

Impacto social

Fundada há quase duas décadas, a Racli Limpeza Urbana e Racli Saneamento são pilares na gestão de resíduos em Criciúma e em outras regiões, incluindo alguns municípios do Rio Grande do Sul. Certificadas pelas normas ISO 9001 e ISO 14001, as empresas do grupo mantêm um compromisso com a qualidade e a sustentabilidade.

Segundo o responsável pelo operacional da Racli, Rogerio Espindola de Jesus, que trabalha na empresa há 15 anos, a forma como os resíduos são tratados atualmente evoluiu muito conforme o tempo. Além disso, a Racli tem investido em tecnologias e melhores práticas.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito