A cidade de Criciúma inaugurou a maior usina fotovoltaica construída por um governo no Brasil, neste sábado (17). A Fazenda Solar Nikola Tesla, erguida sobre uma área de rejeito peritoso, representa uma nova fonte de renda e promete mudar a matriz econômica da região.
A usina será capaz de inicialmente abastecer com energia limpa todas as 62 escolas públicas da cidade, que atendem cerca de 23 mil alunos e posteriormente 40 creches e a frota de 100 carros elétricos do município.
"Alunos da nossa cidade são alunos do nosso município, e eles poderão passar por aqui e conhecer o memorial e também a nossa usina", frisou o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro.
Memorial Nikola Tesla
O projeto vai além da geração de energia. O local abrigará o Memorial NikolaTesla, com caráter pedagógico irá oferecer aulas sobre temas como corrente contínua e corrente alternada, proporcionando uma experiência educativa aos estudantes. "Eu fico imaginando aqui as crianças conhecendo esta usina, tendo uma aula sobre o Tesla, que inovou, acho que é um dos maiores cientistas da história da humanidade”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
O embaixador da Croácia no Brasil, Ranko Vilovic acredita que esta realização em Criciúma serve para espalhar ainda mais o conhecimento de Nikola Tesla. "Poucas pessoas sabem que ele foi criado na Croácia, por isso agradeço a realização do memorial, através da qual será possível ter uma visão permanente da sua maravilhosa obra", explicou.
Vilovic também tem certeza de que a criação da Fazenda Solar aproxima o Brasil da Croácia. "Tenho certeza de que esse memorial não será somente um lembrete, mas será um marco das relações amistosas entre a Croácia e o Brasil", ressaltou.
Confira mais fotos do evento de inauguração: