O vazamento de um solvente que estava sendo transportado de um contêiner foi o que causou o incêndio na indústria de cola que aconteceu nesta terça-feira (17), no bairro Próspera, em Criciúma. A informação foi comentada pelo comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, em entrevista coletiva. Não houve vítimas na ocorrência.
Equipes de Criciúma, Içara, Morro da Fumaça, Forquilhinha, Araranguá e Tubarão auxiliaram na ocorrência. “No início as chamas estavam concentradas na planta de produção da empresa, tinha material de tolueno, uma espécie de solvente que estava sendo transportando de um contêiner para outro, teve um vazamento e a chama, aí por ter bastante material combustível as chamas propagaram rapidamente”, comentou o comandante.
Casas ao redor precisaram ser evacuadas. “Tinha outros tanques de combustíveis, de solvente, que mantivemos o resfriamento para evitar um dano maior e na sequência focamos no combate as chamas. Estão atuando na parte de rescaldo mais de 40 bombeiros da região”, explicou o comandante.
O Corpo de Bombeiros utilizou 100 mil litros de água e 500 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE) na ocorrência. “Por ser um material solvente precisamos dessa espuma para fazer a extinção por completo do incêndio”, disse da Silveira.
A Prefeitura Municipal de Criciúma e a Defesa Civil, municipal e estadual, auxiliaram os bombeiros no local. O Corpo de Bombeiros também está usando areia na ocorrência. “Por dois pontos, um para evitar propagação para rede pluvial que teve um pouco de vazamento desse solvente e para extinção das chamas no local da planta de produção”, comentou o comandante.
A Polícia Militar (PM), brigadistas da empresa e Polícia Militar Rodoviária (PMRv) também auxiliaram na ocorrência.