Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma já registra quatro denúncias de boca de urna

Informação foi confirmada pela Polícia Militar

Por Mayara Cardoso Criciúma, SC, 30/10/2022 - 10:08 Atualizado em 30/10/2022 - 10:22
Foto: Isabela Thomé/ EcoCria/ 4oito
Foto: Isabela Thomé/ EcoCria/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Até às 10h deste domingo (30), a Polícia Militar já registrou quatro casos de denúncias relativas à prática de boca de urna. O crime, conforme o coronel Cristian Dimitri Andrade, comandante da 6ª Região de Polícia Militar, se configura pela manifestação explícita de eleitores sobre os candidatos concorrentes.

A única das ocorrências confirmadas e que resultou na lavratura de Termo Circunstanciado foi a registrada no Colégio Marcos Rovaris.

Conforme a Justiça Eleitoral, a “finalidade da vedação imposta é impedir que a eleitora ou o eleitor sofra qualquer coação ou pressão no momento em que se dirigir à seção eleitoral, podendo exercer o voto de maneira livre e sem interferências indevidas”.

O eleitor que cometer o crime, fixado na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e na Resolução TSE nº 23.610, é passível de pena de detenção, que pode variar de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade e multa no valor de até R$ 15.961,50. Tais punições podem ser aplicadas tanto a eleitores quanto a representantes de partidos ou a candidatas e candidatos.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito