Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Criciúma não atinge meta de vacinação contra gripe e sarampo

Cobertura de imunização em crianças preocupa a Secretaria de Saúde

Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 20/07/2022 - 12:00 Atualizado em 20/07/2022 - 12:06
Ricardo Wolffenbüttel/SECOM-SC
Ricardo Wolffenbüttel/SECOM-SC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Desde abril, as atenções na Saúde têm sido voltadas às campanhas de vacinação contra o sarampo e gripe (Influenza). Os baixos índices de imunização fizeram o Ministério da Saúde estender as ações por mais 20 dias, até 24 de junho. Ainda assim, os esforços não foram suficientes para atingir a meta do país, estimada em 95%. 

Leia mais:

Vacinação contra sarampo está abaixo da meta, diz Ministério da Saúde

Em Criciúma, em ambas as imunizações, a meta de cobertura vacinal era de 90% em Criciúma. No entanto, essa expectativa não foi atingida durante os quase três meses de campanha. 

Sarampo 

No município, a cobertura geral da vacinação contra o sarampo atingiu a marca de 83,58%. Nas crianças, um dos principais focos da ação, a imunização chegou a apenas 65,68%, segundo a enfermeira do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Liane Magnus da Silva. Em 2019, o Brasil perdeu o selo de erradicação da doença, justamente por conta da queda na cobertura.

Presente no calendário vacinal durante o ano inteiro, a proteção contra o sarampo é feita com a tríplice viral, normalmente, em duas doses, que também imuniza contra a caxumba e a rubéola. "Essa vacina não está mais disponível para dose adicional de campanha, somente vacinação de rotina", explica.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, a vacina deve ser aplicada em bebês de um ano de idade, e o reforço entre quatro e seis anos. Além disso, pessoas entre 30 e 50 anos que não foram vacinadas na infância, podem receber o imunizante.

Febre, tosse, irritação nos olhos, coriza e mal-estar intenso estão entre os sintomas mais comuns de sarampo. Também podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas. Entre as possíveis complicações, estão a pneumonia e infecções no ouvido, além do risco de morte.

Influenza 

A campanha imunização contra a gripe também não atendeu às expectativas do município, em que a cobertura geral está em 60,9%, até o momento"O que mais nos preocupa são os grupos prioritários das crianças, que ficaram com cobertura de 67,96%", ressalta a enfermeira. 

Liane destaca outros grupos prioritários que tiveram baixos índices de adesão: gestantes (38,40%), puérperas (15,82%) e professores (27,09%). "Lembrando que a vacina da Influenza ainda continua disponível para aplicação enquanto tivermos estoque. No município, ainda dispomos de cerca de 20 mil doses", enfatiza. Desde o mês passado, a imunização foi liberada para o público geral. Para recebê-la, basta comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

A gripe é uma infecção aguda no sistema respiratório, causada pelo vírus Influenza dos tipos A, B e C. Os principais sintomas da doença incluem febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça. A pneumonia está entre as principais consequências.

Covid-19

Além das campanhas de vacinação, a imunização contra a Covid-19 também tem sido uma preocupação dos órgãos de saúde. Em Criciúma, a primeira dose foi aplicada em mais de 192 mil pessoas e, dessas, aproximadamente 173 mil já receberam a segunda aplicação. 

Os indicadores da Vigilância Epidemiológica, atualizados até este sábado (16), mostram que 52,11% dos maiores de 18 anos estão imunizados com a primeira dose de reforço. Para os adolescentes de 12 a 17 anos, a cobertura vacinal acumulada com a dose um é de 87,75%. A primeira aplição foi realizada em 41,41% das crianças entre cinco e 11 anos. 

Confira também:

Secretaria de Saúde amplia aplicação de doses contra a Covid-19 em Criciúma

A faixa etária de imunização das doses de reforço foi ampliada nesta quarta-feira (20) para pessoas com 30 anos ou mais. A partir deste sábado (23), será disponibilizada a primeira dose para crianças entre três e cinco anos. 

A infecção por coronavírus vai desde casos assintomáticos, até moderados e críticos, podendo levar a internações graves e morte. Febre, tosse, perda de olfato e paladar, dor de garganta, coriza, diarreia são sintomas comuns da doença. 

Criciúma realiza mais uma ação de imunização neste fim de semana 

Para combater os baixos índices de vacinação, o município promove neste fim de semana uma nova mobilização. Neste sábado (23) e domingo (24), a ação ocorre das 9h às 16h, nos parques das Nações, dos Imigrantes e Prefeito Altair Guidi. Estarão à disposição do público todos os imunizantes das campanhas e de rotina

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito