Em fase de aplicação de pesquisas, o Plano de Mobilidade Urbana de Criciúma deve ser concluído no fim do primeiro semestre de 2023. Atualmente, a empresa Consultran - contratada pela prefeitura para desenvolver os formulários -, estuda o comportamento dos moradores que utilizam bicicletas e a rede cicloviária do município.
"Estamos com um trabalho de desenvolvimento diagnóstico, que é precedido por pesquisas diversas que estão sendo realizadas. Nós temos notado uma aceitabilidade e participação interessantes dos moradores de Criciúma", comenta o diretor da Consultran, Emerson Gonçalves.
Algumas pesquisas já foram aplicadas e, agora, a empresa trabalha na coleta de dados referentes à rede cicloviária em Criciúma. "Também estamos fazendo um levantamento interessante que chama-se "Sobe e Desce", onde os pesquisadores entram nos ônibus de algumas linhas para elencar quantas pessoas sobem e quantas descem em cada ponto de embarque e desembarque", detalha o diretor.
Além disso, a empresa Consultran finaliza as pesquisas de origem e destino com a população criciumense. "Nesse levantamento, o morador é entrevistado para que possa informar, além do perfil socioeconômico, os hábitos de deslocamento que ele tem", acrescenta.
A participação da comunidade no desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana é de extrema importância. "A Consultran é apenas a indutora da realização do levantamento, as discussões que estão por trás são dá própria comunidade. Uma vez superada a etapa de pesquisas, que a gente deve terminar até janeiro, começam a entrar em discussões algumas vertentes bem mais participativas de fato, onde as análises e propostas começam a vir à tona", finaliza Gonçalves.
Saiba como participar da pesquisa
A pesquisa referente à rede cicloviária de Criciúma está disponível em um formulário online por meio do link: bit.ly/3OH33vb. A população pode participar do levantamento até o dia 1º de dezembro.