A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, iniciou nas últimas semanas a implantação de calçadas acessíveis na rua Lucas Peruchi, no bairro São Defende. Os serviços serão executados, ainda, nos bairros Metropol e Quarta Linha.
A iniciativa tem o objetivo de garantir mobilidade para pessoas com dificuldade de locomoção. O investimento para a execução das obras é de R$ 3,5 milhões, provenientes de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Geovania de Sá.
"Criciúma se tornará referência em acessibilidade. A instalação de calçadas acessíveis nos bairros é só o começo. Não é um simples investimento, mas uma oportunidade para que todos possam se deslocar com segurança. O objetivo é garantir o bem-estar e proporcionar mais qualidade de vida às pessoas", ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. O prazo de execução das obras é de 180 dias.
No bairro Metropol, a via contemplada será a rua Manoel João Machado. Já no bairro Quarta Linha, as calçadas da Rodovia Luiz Rosso receberão os serviços. Em toda a extensão das vias, serão implantadas calçadas acessíveis com piso tátil, responsável por orientar e guiar, principalmente, pessoas com deficiência visual ou baixa visão, rampas de acesso, essenciais para pessoas com dificuldade de locomoção e que dependem de cadeira de rodas, além de ciclofaixas.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Jóri Ramos Pereira, os serviços contemplam a execução de terraplanagem, base e sub-base, aterro, pavimentação asfáltica, drenagem, meio-fio e calçadas com paver e lajotas. "Estamos construindo uma cidade mais inclusiva e acessível para todos os moradores. Iniciamos no bairro São Defende, e nos outros bairros não será diferente", afirmou.
---
Colaboração: Eduarda Salaza