Pela segunda vez, a cidade de Criciúma foi reconhecida no IX Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União. O município ficou em primeiro lugar na aplicação do Instrumento Municipal de Gestão e Governança (IMGG), na categoria Administração Pública Municipal do Modelo de Governança e Gestão Pública, do Governo Federal
“Esse reconhecimento demonstra a eficiência na gestão e governança que o município de Criciúma tem apresentado nos últimos”, pontuou o secretário-geral de Criciúma, Tiago Pavan.
Criciúma foi o único município de Santa Catarina a receber o certificado e a primeira cidade colocada do Brasil, nas cidades com mais de 100 mil habitantes e não capital. Criciúma obteve a nota 98,45 de 100 pontos.
“Nós aplicamos o Modelo de Governança e Gestão Pública por dois momentos distintos. O primeiro em 2021 onde alcançamos a nota máxima que é o selo Bronze 4 e novamente em 2023, quando novamente alcançamos a nota máxima”, disse Pavan.
"O prêmio que recebemos é apenas o reconhecimento de todo um trabalho de um governo que o cidadão na ponta percebe", comentou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. "
Entre os projetos implementados por Criciúma com o Modelo de Governança em Gestão estão: Programa de Qualidade de Vida e Saúde Ocupacional, a Escola de Governo, o Escritório de Projetos do Município (GEPROJ), a reestruturação da Ouvidoria
Sobre o Modelo de Governança em Gestão Pública
A partir do ano de 2022, o MEG-TR deu lugar ao Modelo de Governança e Gestão Pública (gestaopublicagov.br), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão, visando ao aprimoramento organizacional, ao aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor.
O gestaopublicagov.br está fundamentado na Portaria SEGES/MGI N° 7.383, de 21 de novembro de 2023, tendo como objetivos contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira.
Sobre o Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União
O reconhecimento aconteceu durante o IX Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União, realizado entre a última terça-feira (4) a quinta-feira (6). O evento foi organizado pela Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES), por meio da Diretoria de Transferências e Parcerias da União (DTPAR), e está inserido no calendário de eventos do Governo Federal desde 2016
O objetivo do Fórum Nacional é fortalecer a governança, a melhoria da gestão e do controle, apresentar e discutir soluções inovadoras, sejam elas normativas ou sistémicas, bem como compartilhar experiências e boas práticas no âmbito das transferências e parcerias da União.