Na terça-feira, 16, o Ministério da Saúde anunciou a aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19, para a população acima de 18 anos. O estado catarinense e os municípios se preparam para iniciar o novo cronograma. Em Criciúma, a aplicação irá iniciar no próximo sábado, 20. Na cidade, é necessário de no mínimo 9 mil doses para atender todas as pessoas aptas para tomar a dose de reforço da vacina. O MS anunciou que todos os brasileiros adultos poderão tomar um reforço cinco meses depois da segunda dose.
"Recebemos ontem a informação sobre a vacinação. Hoje o Estado se reunião de forma extraordinária na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para tratar sobre o assunto e então definimos que a partir de sábado inicia a vacinação da dose de reforço em Criciúma. Agora estamos esperando que o estado encaminhe as doses para iniciar o cronograma", explicou Samuel Bucco, gerente da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, ao programa Ponto Final desta quarta-feira, 17.
Conforme Bucco, o município precisa de mais de 9 mil doses para aplicar a dose reforço. "Isso seria as doses para as pessoas aptas para tomar a dose, fora o que já temos em estoque. Amanhã recebemos um novo lote com mais um quantitativo da regional de saúde e já vamos solicitar mais essas doses necessárias", completou Bucco.
Sobre a vacina da Jansen, que é de dose única, o MS ainda irá informar como será o processo. "Mas a informação que temos, que precisa da oficialização do governo federal, é de que as pessoas que tomaram as doses únicas vão tomar a segunda dose depois de dois meses, com a própria Jansen. Depois de cinco meses a dose de reforço, de qualquer fabricante", finalizou.