O Governo de Criciúma solicitou, na última reunião realizada com a Comissão de Intergestores Bipartite da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a inclusão de lactantes no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. O pedido vem sendo reforçado por parte da população e, também, por autoridades políticas da região.
De acordo com o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, a expectativa é de que a solicitação seja encaminhada à Brasília em breve. “Esperamos que durante o dia de hoje [segunda], ou nessa semana, isso vá para a pauta do Ministério da Saúde, porque precisa ser aprovado em comissão tripartite”, afirmou.
A solicitação inclui também a retomada da vacinação de todas as gestantes, e não somente as que possuem doenças crônicas. A pauta foi abordada recentemente pela deputada federal criciumense, Geovania de Sá, que protocolou um requerimento sobre o assunto ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Ainda no dia 30 de maio, mães lactantes de Criciúma se reuniram em frente a Prefeitura Municipal para um ato, pedindo a inclusão do grupo entre os prioritários na vacinação. O assunto foi levado à Câmara Municipal pela vereadora Giovana Mondardo, que questionou o Poder Executivo sobre tal possibilidade.
“Estamos trabalhando para que isso aconteça, para que lactantes e todas as gestantes sejam vacinadas. Estamos trabalhando nessa linha”, ressaltou o secretário de Saúde.