A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da Santa Bárbara, em Criciúma, será destinada temporariamente a um Centro de Triagem para os pacientes do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC). A medida ocorre pela alta demanda devido ao aumento de casos de doenças respiratórias na unidade hospitalar.
Atualmente, a situação do HMISC é crítica. São 40 leitos ocupados e 51 encaminhamentos de casos em análise que podem demandar internação. A UBS da Santa Bárbara tem capacidade para atender até 4,5 mil pessoas por mês. A partir da próxima semana, o local recebe adequações e equipamentos para comportar os serviços necessários quanto aos atendimentos.
"Nós acompanhamos com muita preocupação a lotação das UTIs pediátricas em todo o território nacional. O estado também está em alerta, porque não tem disponibilidade no setor público", comenta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. "Nós fomos procuramos pela direção do HMISC, que era gerido pela prefeitura e, em dezembro de 2018, foi estadualizado; e colocamos como opção essa unidade de Santa Bárbara", acrescenta.
O Poder Público acredita que a crítica situação no HMISC deve se estender em até três meses. "A UBS Santa Bárbara fica como uma extensão do Hospital Materno-Infantil. As internações serão aqui e, casos mais graves que necessitam de UTI, serão encaminhados para o Santa Catarina", pontua Salvaro.
O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, explica que o atendimento segue nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no pronto-socorro do HMISC. "Enquanto isso, se formaliza essa extensão. No momento que vier para cá, que será o Centro de Triagem, com observação, lá consegue se abrir praticamente dez leitos de internações pediátricas mais graves", frisa.
Como os atendimentos devem funcionar
Portanto, os casos mais leves, mesmo que necessitem de intenção, ficarão na UBS da Santa Bárbara e, caso agravem, serão transferidos para o Santa Catarina. "É uma forma de apoio e extensão do que não está se conseguindo absorver no Hospital Materno-Infantil", ressalta Casagrande.
O espaço deve entrar em funcionamento como Centro de Triagem nos próximos dias, sem data ainda confirmada. "Há um fluxo a ser seguido, mas nós estamos fazendo de tudo para melhorar, ainda mais, os atendimentos na urgência", finaliza o secretário de Saúde.
A UBS da Santa Bárbara está em obras e deveria ser inaugurada em julho, no entanto, com o uso do espaço destinado provisoriamente ao Estado, a abertura deve atrasar cerca de dois ou três meses. "Nós vamos ceder o prédio, mas a gestão, fluxo e atendimento será todo pelo Governo de Santa Catarina", finaliza o prefeito.