Cerca de 26 mil pessoas se vacinaram contra a gripe em Criciúma, desses números, 50% são idosos. Segundo o secretário municipal de saúde, Acélio Casagrande, a baixa procura são as crianças de seis meses até seis anos.
“Estamos com trabalho intensificado, mesmo com essa baixa considerada, nós estamos com 25% a mais que no mesmo período do ano passado em relação a vacina da gripe. É um trabalho que estamos fazendo em cima de horários”, explica o secretário.
As seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) distritais, estão com horários das 8h até as 17h, sendo elas dos bairros: Centro, Próspera, Quarta Linha, Santa Luzia, Rio Maina e Boa Vista. Essa última UBS, neste sábado (14) também vai funcionar no mesmo período.
A dose da gripe é trivalente, prevenindo contra três tipos de cepa do vírus: H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria. Para o secretário, está mais que aprovado a importância da vacina. “Nós diminuímos a internação hospitalar por gripe, acho fundamental sempre bater nessa tecla, a vacina é o melhor remédio para as pessoas não ficarem doentes. Tenho certeza que vamos buscar e alcançar um indicador bom em relação a vacina”, comenta Casagrande.