O criciumense André Freitas, começará uma jornada histórica, uma volta ao mundo de helicóptero em 100 dias. Com o apoio de um veículo especialmente equipado para longas distâncias, Freitas e o piloto inglês Peter Wilson, que já completou essa façanha anteriormente, planejam parar em 35 países. A viagem começa na próxima terça-feira (18).
"Vamos começar em Jaguaruna e vamos subir pelo Brasil, atravessar o Caribe, Estados Unidos, Canadá e Groenlândia. Depois, seguimos para a Islândia e Europa, passando pela Inglaterra, Turquia, Rússia e Alasca, antes de descer pela América Central até Argentina e Uruguai, retornando finalmente ao Brasil," explicou Freitas.
Ele concedeu entrevista ao Programa Adelor Lessa da Rádio Som Maior
A ideia de dar a volta ao mundo não é apenas um sonho pessoal, mas também uma aspiração profissional. "Quem é piloto sonha em viajar pelo mundo. É uma coisa natural da profissão," disse Freitas. Ele e Wilson esperam estabelecer um novo recorde mundial de velocidade para helicópteros leves monomotores, superando os 121 dias atuais.
Durante a viagem, Freitas planeja manter o público atualizado por meio de um site e redes sociais, permitindo que seguidores acompanhem a rota e aventuras em tempo real. "Vamos atualizar nosso canal do YouTube e Instagram regularmente com vídeos e fotos das paisagens incríveis que vamos encontrar," afirmou.
Preparação técnica e logística
Este projeto está em preparação há anos, finalmente se tornou viável com a aquisição de um veículo mais potente. "Comprei um helicóptero com maior autonomia de voo e capacidade de carga. Vamos até levar combustível extra para algumas das partes mais longas, especialmente em regiões remotas da Rússia e Chile," explicou Freitas.
Apesar da complexidade logística, incluindo a necessidade de vistos, permissões e vacinas, a maior preocupação é a segurança. "A segurança é a prioridade. Se as condições meteorológicas não forem ideais, nós vamos esperar. Não temos pressa de arriscar nossas vidas," comentou Freitas.
Início da jornada
A aventura começa oficialmente em Jaguaruna, com uma celebração de despedida aberta ao público. "Quem quiser participar da nossa saída está convidado, voltamos no dia 25 de setembro, se tudo correr conforme o plano", pontuou Freitas.