Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cultura Acic com cores e cantos

Mostra a partir de hoje vai oferecer conhecimentos sobre aves, sons e imagens que prometem encantar

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 23/10/2018 - 10:34
Uru, um dos pássaros fotografados para a mostra / Divulgação
Uru, um dos pássaros fotografados para a mostra / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

"Urú, urú, urú”. O canto, afinado e marcante, chamou a atenção para os cliques do Sérgio, da Isabel, do Marcelo e do Marcos. É o Uru, um dos 190 pássaros cujas espécies foram flagradas pelas atentas lentas dos membros do Clube de Observadores de Aves de Santa Catarina (OBA). Fotografados, esses pássaros, que reinam nas florestas do sul catarinense, fazem parte de uma mostra especial a partir de hoje.

“Tudo começou em um curso para iniciantes e interessados no Instituto Alouatta”, recorda Isabel Coradi. “Dali, fundamos o OBA e desde então clicamos os pássaros e registramos no WikiAves”, conta, referindo o portal participativo de registros que, mundo afora, cataloga espécies. É parte do conteúdo de “Aves do Sul de Santa Catarina”, mostra do Cultura Acic que terá lançamento logo mais, às 20h, e estará aberta ao público até 30 de novembro.

“Nosso objetivo é registrar aves da região”, reforça Isabel. Somente ela já tem quase 200 diferentes registros. Essa marca já foi superada pelo colega Sérgio Moreira, alguns anos mais experiente na arte de localizar na mata e, com apurada técnica, clicar os animais. “O Sérgio chega e só pelo som sabe a localização, qual pássaro é, de onde vem. Incrível”, conta a animada integrante do OBA.

“Este trabalho não é apenas para registrar momentos, mas também perceber os movimentos de cada ave em meio às matas”, acentua Marcelo Zanette, artista plástico e membro do grupo. 

Surucuá-variado, outra ave da região também fotografada e que estará na mostra do Cultura Acic

Sons de muitas épocas

Amantes da natureza, óbvio, os integrantes do grupo que tem por hobby fazer trilhas e nos caminhos clicar pássaros compartilha um conhecimento que transcende gerações. “Quem nunca teve algum canto de pássaro marcante em sua vida”, desafia Isabel. 

Há casos de aves raras, que vivem escondidas nas matas cerradas, algumas delas já fotografadas e clicadas. “Vamos fazer as trilhas com roupa adequada, perneira, galocha, muito repelente, equipamento pesado. Tem que se dedicar para tentar os registros”, detalha Isabel. Há também as aves de habitat urbano. “Na praça Nereu Ramos tem muitas. Fotografamos também”.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito