O uso de máscaras não é mais obrigatório em Santa Catarina. A medida entrou em vigor no sábado (12), após novo decreto publicado pelo governo estadual. Em ambientes fechados, onde não há como manter o distanciamento, fica a recomendação a continuar usando a proteção. A recomendação vale para o transporte coletivo. A reportagem da Rádio Som Maior esteve no Terminal Central de Criciúma na manhã desta segunda-feira (14). De 10 usuários do transporte, nove continuam utilizando a máscara.
"Para mim, como não é mais obrigatório, não precisa usar. Só vou usar se o ônibus tiver muito lotado e dentro da escola", frisa Daiana, que no momento da reportagem estava sem máscara, na fila, aguardando para entrar no transporte.
Já o usuário, Guilherme, optou por utilizar a proteção. "Optei por usar máscara, mais por prevenção mesmo. Esperar dar uma aliviada nessa questão da Covid aqui na região. Mesmo fora do ônibus irei continuar de máscara. Na empresa em que trabalho ainda é obrigatório o uso", explica.
A recomendação do uso de máscara, mesmo com o novo decreto, vale também em hospitais e para quem tem sintomas da doença.