Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Defesa Civil entrega seis kits de transposição a municípios catarinenses

Nova Veneza e Pedras Grandes, no sul, estão entre as cidades contempladas com o investimento

Por Redação Florianópolis, SC, 13/08/2020 - 20:22
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), realizou a entrega de seis kits de transposição (pontes) apenas neste mês de agosto. As estruturas foram instaladas nos municípios de Rio Negrinho, Garuva, Pedras Grandes, Nova Veneza, Corupá e Jaraguá do Sul. As novas pontes substituíram estruturas que foram danificadas por fortes enxurradas e garantiram mais segurança para a circulação dos moradores das localidades beneficiadas.

Nestas ações foram investidos R$ 660,9 mil. A última estrutura foi instalada nesta quarta-feira, 12, na localidade de Rio Cerro I, em Jaraguá do Sul, onde foram investidos R$ 103,5 mil.

A ponte antiga tinha apenas seis metros de comprimento e provocava o estrangulamento e por consequência o represamento do rio que ocasionava alagamentos. A DCSC realizou estudo hidrológico no local e a avaliação apontou que a largura e altura da ponte deveriam ser ampliadas. “De forma preventiva instalamos um kit de transposição com 15 metros de comprimento e um metro e meio acima da cota de inundação para garantir que a estrutura suporte eventos extremos com até 50 anos de recorrência”, explicou o Chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Jr.

De acordo com ele, essa iniciativa do Governo do Estado representa um cuidado também com as infraestruturas afastadas dos grandes centros. “É um investimento em todo território catarinense que, além de grandes obras, está focado nas estradas vicinais por onde escoam as riquezas produzidas em Santa Catarina”, finalizou João Batista.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do local, Elias de Lima, a comunidade sempre sofria em períodos de enchente ampliando o deslocamento dos moradores em dezenas de quilômetros, já que a ponte antiga era sempre levada por enxurradas. “É de grande importância porque a nossa região tem poucos acessos, pontilhões estreitos e de madeira. Essa ponte vai proporcionar mais segurança para os moradores e para as crianças que utilizam o transporte escolar. Estamos animados com a comunidade sendo contemplada com essa ponte, que também liga ao bairro vizinho Rio da Luz”, completou.

A DCSC já realizou a instalação de 407 Kits de transposição de concreto em todas as regiões do estado. O projeto prevê a parceria com os municípios que ficam a cargo da construção das cabeceiras. A DCSC realiza o transporte e montagem das estruturas pré-moldadas. A ação é destinada para o apoio de reconstrução após eventos climáticos que venham a danificar ou destruir pontes.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito