O número de obesos aumentou 60% nos últimos dez anos no Brasil, o índice de pessoas acima do peso chegou a 53,8% da população, contra 42,6% de 2006. Chamada de gordofobia, o preconceito contra gordos é considerado crime de honra, pelo artigo 140 da Constituição Federal. O Ponto a Ponto recebeu a escritora Deise Duarte, que falou sobre o assunto.
“A gente precisa muito separar a pressão estética da gordofobia, estão muito amarrados ainda. Isso é achar que o gordo não é capaz, que ele não emagrece porque não quer, porque não tem força de vontade. É diferente de achar que uma pessoa não é bonita o suficiente por não ser mais magra”, afirmou.
Deise realiza palestra na quinta-feira (8) com o tema “Amor Próprio: O amor não cabe na balança”, mas as inscrições já estão esgotadas. Segundo ela, é difícil encontrar roupas para o seu tamanho, também se mostrou contra cirurgias bariátricas, afirmando que as pessoas buscam perder peso não apenas pela saúde.
“Eu acho que existe uma gordofobia imensa em um ex-gordo. Ele não consegue olhar para as pessoas que estão naquela situação e ver que estão felizes”, disse.